Você já atua ou está pensando em usar seu Drone profissionalmente? Confira essas dicas matadoras para qualificar seus trabalhos e conquistar novos clientes
O mercado de imagens aéreas com Drones está bombando! Empresas de todos os tamanhos estão buscand2o fotos e vídeos com qualidade profissional para alavancarem seus negócios. E você, se sente 100% preparado para entregar o que o seu cliente precisa? A pilotagem profissional de Drones requer mais do que só comprar o drone e sair voando. Então confira essas dicas para qualificar seu material, fidelizar seus clientes e conquistar novos jobs de alto valor agregado.
Planeje suas operações com antecedência
Você fechou com seu cliente a captação de algumas imagens aéreas! Onde e quando você vai executar o trabalho? É muito importante analisar as condições atmosféricas (vento, chuva e luminosidade) para garantir a qualidade das suas imagens! Lembre que seu cliente busca sempre o melhor resultado possível, e depende de você informar sobre as melhores condições e como isso pode impactar no produto final! Se for necessário, analise a previsão do tempo e sugira a alteração de data!
Outro ponto muito importante são as condições do local. Hoje, temos ferramentas muito simples (alô Google Street View e Google Earth) que permitem uma análise prévia dos pontos de interesse. Você pode, por exemplo, eleger bons pontos de decolagem, pouso e visualização do Drone (garantindo uma boa transmissão de sinal), identificar obstáculos e possíveis elementos que interfiram na sua operação (indústrias costumam ter muito metal ou até transmissores que interferem no seu link de rádio), observar o relevo do local e até mesmo os principais acessos!
Lembre-se de sempre pedir o máximo de informações ao seu cliente, questionando sobre estes e outros pontos importantes!
Treine suas habilidades para takes “na mão”
Atualmente, os Drones são muito seguros e até fáceis de serem controlados (a nova geração da DJI, com o Mini 2, Mini 3 e Mavic Air 2 são bons exemplos). Mas isso não quer dizer que você não precisa aprimorar constantemente as suas habilidades! Para fazer fotos e, principalmente vídeos de boa qualidade, lembre-se de treinar os principais movimentos, a fim de garantir takes fluídos e de boa qualidade. Quanto mais você praticar, melhores serão os seus resultados e menos bateria você vai precisar até chegar no resultado que seu cliente espera! Vou dar um exemplo: sabe quando você vai girar o seu drone no próprio eixo? ninguém gosta daquelas travadinhas na imagem, não acha? Por isso pratique, faça exercícios simulados de pilotagem para ter mais sensibilidade e fluidez nos movimentos! Existem vários exercícios e movimentos já conhecidos (já ouviu falar dos killer shots?).
Ah, e não discrimine os simuladores de voo, esses programas ajudam muito para começar a pilotar profissionalmente e manter suas habilidades em dia, mesmo em dias de chuva!
Conheça cada detalhe do seu Drone e do aplicativo de voo
Seu (s) drone (s) são a sua principal ferramenta de trabalho e, apesar de modelos atuais serem muito seguros e simplificados, existem muitos detalhes que merecem a sua atenção! Os aplicativos de voo (DJI Go 4, DJI Fly, Litchi, etc.) contêm muitas configurações importantes, além, é claro, do menu específico da câmera. Vale a pena pesquisar e conhecer as principais configurações desses aplicativos, permitindo que você faça imagens incríveis e com segurança! Por exemplo, você sabia que você pode desativar os sensores de proximidade do seu drone para filmar bem próximo de objetos e até evitar alguns acidentes? (sim, é isso mesmo!) Além disso, há opções interessantes de voos automáticos que você pode usar. Então vamos logo à próxima dica…
Automatize takes para garantir o melhor resultado
Não se engane, nós somos pilotos profissionais de Drone, e não “simples apertadores de botões”! Entretanto, temos que usar a tecnologia a nosso favor! Como eu já trouxe antes, os drones atuais estão muito avançados, e permitem automações que facilitam muito nosso trabalho, economizando bateria e garantindo resultados incríveis! E aqui vai um relato pessoal: quando eu transmito jogos de futebol, dificilmente consigo automatizar o movimento de 360º (devido às dimensões do estádio e outros fatores), então os faço na mão mesmo. Mas em várias outras situações, uso a automação por meio dos pontos de interesse para voar em volta, garantindo que a câmera esteja sempre no meu objeto de interesse, porém alterando raio de aproximação e altura na mão! Quase que um semi automático, saca? E uma dica: o aplicativo DJI Fly - quando usado com o Mavic Air 2 e Mavic Air 2S da DJI - permite que essa automação seja feita muito rapidamente, só selecionando o objeto na tela! Às vezes nós nem percebemos o quanto avançado é esta tecnologia, então vamos usá-la! Ah, e ainda temos o Litchi, esse aplicativo maravilhoso que permite um mundo de possibilidades de automação!
Expanda suas possibilidades!
Valorize seu trabalho! Você é um piloto profissional de Drone e, se você conhecer as dezenas (na verdade são centenas, mas acho que você pode não acreditar em mim neste material curto) de possibilidades de serviços e variações que podem ser executadas com seu Drone, o seu cliente irá te contratar mais e mais vezes, pois sempre irá querer algo novo e incrível que você e seu drone podem gerar! Vamos à alguns exemplos: seu cliente precisa de fotos aéreas, pois está conhecendo seu trabalho e não sabe dessas dezenas de novas possibilidades. Que tal você aproveitar e fazer alguns vídeos também? Assim você entrega uma amostra do que pode fazer, e ele irá te chamar para produzir um vídeo em breve! E olha só essa: quando eu faço inspeções com Drone, geralmente me pedem fotos, mas você sabia que eu entrego uma reconstrução 3D completa da estrutura? assim fica muito mais fácil para o cliente identificar o que for necessário, além de ter uma captura fiel à realidade! Não conhece essa possibilidade? então está na hora de explorar melhor as centenas de entregas que você pode fazer por meio das imagens aéreas!
E aí, o que achou dessas dicas? Não esqueça de enviar este link para seus amigos e colegas Droneiros baixarem este material e, se precisar de auxílio, conte com a equipe da DescomplicaDrone! Somos especialistas em projetos profissionais e treinamentos com Drones!
Para saber como se tornar um piloto profissional e altamente qualificado, entre em contato com nossa equipe!
Alexandre Scussel é piloto profissional de Drones desde 2015, atuando com filmagens, mapeamentos aéreos e reconstruções 3D por meio de Drones. Entre seus principais projetos, atua como cinegrafista aéreo responsável em transmissões ao vivo de de jogos de futebol para a TV Globo, instrutor de pilotagem de Drones em empresas e órgãos públicos e supervisor de treinamentos profissional na região sul do Brasil.
Comments